Existe uma etapa muito importante antes de lançar uma nova marca no mercado: a pesquisa de anterioridade.
A pesquisa de anterioridade nada mais é que uma busca feita na plataforma do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para verificar se a marca pretendida já foi depositada por outra pessoa ou empresa.
Essa busca pode evitar uma série de conflitos desnecessários, podendo ser realizada livremente, sem a necessidade de cadastro prévio, através do link: https://gru.inpi.gov.br/pePI/servlet/LoginController?action=login. O cadastro é requisito apenas para ter acesso aos documentos juntados nos processos de registro, mas a busca é livre.
O ideal, portanto, é que, sempre que a empresa vá lançar uma nova marca, faça uma pesquisa de anterioridade no INPI, a fim de que não utilize uma marca já depositada/registrada anteriormente.
VIABILIDADE DE MARCA
Deve-se alertar que a mera busca no site, sem resultados para os parâmetros pesquisados, não significa certeza acerca da existência de registro prévio ou de possibilidade de registro da marca, mas já é um bom indicativo.
Quanto mais criteriosa a pesquisa, melhor. Deve-se considerar o logo, o nome completo e a classe (ramo de atividade), sendo essencial realizar a busca com diferentes parâmetros, levando em consideração prefixos e combinações de palavras.
Além da pesquisa de anterioridade, é necessário fazer uma análise de viabilidade da marca. Isso porque nem toda marca é registrável, e o artigo 124 da Lei nº 9.279/1996 (legislação regulatória dos direitos e obrigações relativos à propriedade industrial), dispõe sobre os “sinais não registráveis”, ou seja, aqueles sinais que não são passíveis de registro no INPI.
Para ser assertivo sobre a possibilidade de uso/registro de novas marcas, recomenda-se que esse trabalho seja feito por um advogado especialista em propriedade intelectual, para que ele elabore um parecer sobre a possibilidade de uso/registro da marca pretendida.
Portanto, da próxima vez que for lançar uma nova marca, não deixe de fazer uma busca de anterioridade, ou melhor, contrate um profissional para fazer a análise de anterioridade e viabilidade da sua marca antes do registro.
Dessa forma, fica muito mais fácil evitar problemas e despesas pesadas relacionadas ao uso indevido ou até perda da marca por falta de registro.
IMPORTANTE!
O resultado da busca de anterioridade pode não acusar pedidos de registros recentes, tendo em vista que, a partir do depósito da marca até ela ser publicada e aparecer no sistema, leva entre 15-30 dias. Por isso, o ideal é sempre depositar a marca o quanto antes.